A Aprendizagem 

A aprendizagem é a alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiencia, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alteração.

Os elementos caracterizadores da aprendizagem são:

 

A alteração comportamental, pois só se pode falar de aprendizagem se o individuo adquiriu uma conduta que não possuía ou alterou uma já existente;

As modificações apresentadas têm de apresentar caráter duradouro;

A aprendizagem implica exercício, pois ninguém aprende sem experiência, prática, treino ou estudo.

Nem todas as modificações se podem atribuir à aprendizagem, como o processo de maturação neurofisiológica dos bebés e as modificações provocadas por doença física ou mental -> alterações comportamentais não aprendidas.

 

 

 

Modalidades da aprendizagem

 

As diversas formas de aprendizagem podem ser agrupadas em dois modelos:

 

 Modelo comportamental: só se considera a aprendizagem concluída a partir do momento em que o indivíduo manifesta comportamentos que a comprovem; inclui processos ligados ao aprender a fazer e que tem no condicionamento (clássico e operante) uma representação significativa e que assentam na conceção behaviorista de que a aprendizagem resulta da associação entre estímulos e respostas;

Modelo cognitivo: a aprendizagem pode estar realizada mesmo sem indícios exteriores dessa ocorrência; o fundamental é aprender a pensar e adquirir conhecimentos que fiquem armazenados na memória para aplicações que julgue necessárias (aprendizagem latente); incluem-se as formas de aprendizagem insight e aprendizagem social.

 

Aprendizagem social

 

A aprendizagem social (Observação e imitação) é um processo de aprendizagem que as pessoas fazem através da observação de comportamentos sociais, os quais são mentalmente imitados e exteriormente expressos.

 

Modelagem – processo de aprendizagem feito por observação e imitação de pessoas significativas (modelos).

 

Aprendizagem vicariante – a aprendizagem pode ser feita direta e indiretamente:

 

Aprendizagem direta: aquisições em que as consequências dos atos recaem sobre o sujeito que os pratica;

Aprendizagem vicariante: aquisições em que os modos de proceder são sugeridos pela observação das consequências que recaem nos outros.

 

Aprendizagem por insight

 

Processo que ocorre quando se dá a compreensão rápida e inesperada dos dados de um problema e da forma de os organizar para o resolver.

Caracteriza-se por uma organização repentina de elementos quando se trata de resolver problemas; forma rápida, mas incontrolada de aprender.

 

Condicionamento clássico

 

Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo condicionado a um estimulo natural, de modo a que o individuo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estimulo natural.

Aquisição – processo de associação do estímulo condicionado e do estímulo incondicionado, de modo a ser aprendida a resposta condicionada.

Processos implicados no condicionamento:

    - Extinção: eliminação da resposta aprendida, pela apresentação repetida do estímulo condicionado sem a presença do estímulo incondicionado;

    - Recuperação espontânea: aparecimento temporário de uma resposta extinta após um período de repouso.

   Em função ou não do reforço:

          . Recondicionamento: se o experimentador apresentar de novo o reforço, a resposta vai aumentando gradualmente;

         . Reextinção: se o estímulo condicionado continuar a ser apresentado sozinho, a resposta decresce novamente.

   - Generalização do estímulo: processo que consiste em estender a resposta aprendida a novos estímulos que se assemelham ao estímulo usado no treino.

   - Discriminação: processo que consiste em estabelecer diferenças entre estímulos semelhantes, respondendo-lhes de modo diversificado.

 

 

Condicionamento operante

 

Processo de aprendizagem dinamizado pela obtenção do reforço e que é baseado na sua associação à resposta operante.

Assenta no princípio que o comportamento que permite atingir algo agradável tende a ser repetido, enquanto o comportamento que resulta em algo desagradável tende a ser evitado.

Mediante os comportamentos, as suas consequências podem variar:

     - Reforço: estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência.

        . Reforço positivo: apresentação de qualquer estímulo apetecível e que aumenta a frequência do comportamento.

        . Reforço negativo: retirada de qualquer estímulo aversivo que aumenta a frequência do comportamento.

    - Castigo: Qualquer estímulo desagradável que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua ocorrência.