O Cérebro
Adaptação - Qualquer processo que se adeque à manutenção e defesa dos processos vitais do organismo, face a determinadas situações e exigências do meio.
Afasia - Incapacidade de exprimir o pensamento através da fala. Resulta da lesão da área de Broca, no lobo frontal.
Agrafia - Incapacidade de exprimir o pensamento por escrito. Resulta da lesão de uma área do córtex motor secundário.
Aprendizagem - Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devido à experiência, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alteração.
Atenção - Concentração persistênte da nossa mente sobre qualquer estímulo ou atividade.
Capacidade - Potencial intrínseco à pessoa, que se desenvolve na interação com o meio, dando origem a várias competências.
Cegueira verbal - Incapacidade de reconhecer o que está escrito. Resulta da lesão de uma área nos lobos occipitais.
Cérebro - Estrutura complexa pertencente ao sistema nervoso, situada dentro do crânio, sede dos processos de pensamento superiores, como a memória e o raciocínio.
Comportamento - Tudo aquilo que as pessoas fazem no concreto e qu
e pode ser objetivamente observado e medido.
Córtex cerebral - Estrutura periférica do cérebro humano, dividida em dois hemisférios. Nele se situam áreas que têm, entre outras, funções como a linguagem, o pensamento ou a imaginação.
Cronaxia - Velocidade com que uma célula nervosa se pode excitar para permitir a comunicação entre os neurónios.
Estímulo - Qualquer forma de energia, externa ou interna, que alerta ou ativa um recetor sensorial.
Frenologia - Teoria apresentada no início do século XIX, por Franz Gall, que afirmava ser possível determinar as características de personalidade de um indivíduo através das saliências do crânio.
Função vicariante (ou de suplência) - Capacidade que as zonas cerebrais possuem de exercer a função que competia a determinada área que, por ter sido lesionada, não se encontra capaz de desempenhar.
Impulso - Tendência para atuar sem deliberação prévia. Fenómeno contrário a um ato voluntário.
Influxo ou impulso nervoso - Energia ou impulsos elétricos que circulam nos neurónios.
Inteligência - Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta - "pegar no ar", "agarrar" o sentido das coisas ou "perceber".
Interpretação - Operação de atribuição de significados a um objeto, a um comportamento ou a uma situação de caráter subjetivo ou intersubjetivo.
Nervo - Cadeia de neurónios condutores das mensagens nervosas do cérebro aos diferentes órgãos e vice-versa.
Nervos mistos - Neurónios que transportam a informação da periferia para os órgãos centrais (cérebro e espinal-medula) e destes para os órgãos periféricos.
Nervos motores - O mesmo que nervos eferentes. transportam as impressões dos órgãos centrais para os órgãos periféricos, isto é, músculos e glândulas.
Nervos sensoriais - O mesmo que nervos aferentes. Transportam as informações dos órgãos sensoriais até à espinal-medula e ao cérebro.
Neurociências - Área do saber que estuda o sistema nervoso desde o nível do funcionamento molecular até às capacidades, aos processos e às estruturas cognitivas.
Neurónio - Célula do sistema nervoso especializada na receção e transmissão de sinais eletroquímicos. Há cerca de 100 milhares de milhão de neurónios no sistema nervoso humano.
Neurotransmissores - Substâncias químicas segregadas pelas visículas sinápticas que, preenchendo a fenda entre os neurónios, possibilitam a comunicação entre eles, de modo a que a informação transite.
Rede neuronal - Conjunto de neurónios interligados, que mantém entre si um relacionamento constante.
Plasticidade cerebral ou nervosa - Capacidade de os neurónios se modificarem, formando novos processos e conexões sinápticas quando aprendemos e recordamos. Trata-se de alterações cerebrais individuais resultantes da interação com o ambiente. A plasticidade é grande no início da ontogénese e diminui ao longo da vida.
Plasticidade (humana) - Capacidade de os seres humanos modificarem o seu organismo ou o seu comportamento em resposta a mudanças ambientais adversas. O grau de plasticidade é variável de indivíduo para indivíduo.
Lesões cerebrais - Lesão no cérebro provocada por um trauma (por exemplo uma pancada forte na cabeça) ou doença (por exemplo entupimento de uma artéria ou rompimento de um aneurisma) que resulta da deterioração da autonomia e do funcionamento cognitivo, físico e emocional.
Sinapses nervosas - Pontos onde as extremidades dos neurónios se encontram e o estímulo passa de um neurónio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.
Sistema nervoso central (SNC) - Parte do sistema nervoso formado pelo cérebro e pela espinal-medula.
Sistema nervoso parassimpático - Parte do sistema nervoso neurovegetativo que tem predominantemente uma ação inibidora.
Sistema nervoso periférico (SNP) - Parte do sistema nervoso formado pelos nervos. Segundo a função, podem ser sensitivos, motores e mistos.
Sistema nervoso simpático - Parte do sistema nervoso neurovegetativo que tem ação estimulante.
Surdez verbal - Incapacidade de compreender o que nos dizem de viva voz. Resulta da lesão da área de Wernicke, situada na fronteira do lobo temporal com os lobos parietal e occipital.