Psicologia Aplicada
Adaptação - Qualquer processo que se adeque à manutenção e defesa dos processos vitais do organismo, face a determinadas situações e exigências do meio.
Afetividade - Conjunto de emocões e sentimentos que um indivíduo pode experimentar nas diferentes situações em que vive.
Altruísmo - Forma de motivação social que leva alguém a comportar-se no sentido de melhorar o bem-estar de outra pessoa, sem ter em conta, pelo menos conscieentemente, os seus próprios interesses.
Ambiente - Espaço vital em que se desenvolve o sujeito; conjunto de estímulos que condicionam o indivíduo desde o momento da conceção.
Ambiente (no contexto hereditariedade-meio) - Tudo o que não é geneticamente determinado. Inclui o ambiente intrauterino, o alimento, o clima e as influências psicológicas e culturais que a família, a escola e a sociedade exercem na personalidade.
Ansiedade - Estado psíquico de tensão, receio ou mal-estar, provocado pela antecipação de um perigo iminente, interno ou externo.
Aprendizagem - Alteração relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo; processo que ocasiona essa alteração.
Associação livre - Na psicanálise, verbalização de tudo o que ocorre ao espírito da pessoa que está a ser analisada, ainda que lhe possa parecer embaraçosso, perturbador ou irrelevante.
Atitude - Predisposição para responder favorável ou desfavoravelmente a estímulos sociais: ideias, princípios, temas, pessoas, objetos, situações.
Autoconceito - Pode ser empiricamente definido como a resposta que uma pessoa dá à questão "Quem sou eu?"; conjunto de noções, pensamentos e sentimentos que cada um possui acerca de si enqunto pessoa.
Autoestima - Avaliação, positiva ou negativa, que a pessoa faz de si própria.
Autorrealização - Tendência para desenvolver ao máximo os seus talentos e as suas potencialidades, de modo a obter um sentimento de plena satisfação pessoal.
Capacidade - Potencial intrínseco à pessoa, que se desenvolve na interação com o meio, dando origem a várias competências.
Categoria - Conjunto de elementos que têm em comum uma ou mais características; designa normalmente uma estrutura cognitiva que engloba uma classe de objetos, pessoas ou situações agrupados pelas semelhanças das suas propriedades. As categorias organizam a informação e permitem dar sentido à realidade.
Comportamento - Tudo aquilo que as pessoas fazem no concreto e pode ser objetivamente observado e medido.
Conceito - Representação abstrata e geral dos objetos, acontecimentos e pessoas que possuem características em comum.
Condicionamento - Processo de aprendizagem que consiste em associar um estímulo condicionado a um estímulo natural, de tal modo que o sujeito responde ao estímulo condicionado da mesma forma que responde ao estímulo natural.
Conflito - Estado psíquico originado pela tensão entre duas tendências percebidas como antagónicas por uma pessoa.
Conhecimento - Representação interna da realidade. Implica uma pessoa, sujeito que conhece, e um objeto, que é conhecido.
Contexto - Conjunto de acontecimentos e de circunstâncias particulares em que se desenvolve a vida de um organismo.
Crise - Estado psíquico de rutura violenta de um processo, cuja direção pode ser alterada. Habitualmente, é vivida como a dificuldade em superar um conflito. As crises são parte integrante do processo de desenvolvimento.
Cultura - Sistema de atitudes, normas e disposições materiais ou de comportamento, mediante o qual uma sociedade obtém para os seus membros satisfações maiores do que seria possível se vivessem em estado natural. A cultura inclui as instituições sociais, os saberes, as crenças, as artes, os costumes, as tradições e os valores.
Depressão - Estado de abatimento e de desânimo, caracterizado pela sensação de incapacidade, pela autodesvalorização e perda da autoestima e pelo receio de enfrentar o futuro.
Desenvolvimento - Evolução ordenada e sistemática das potencialidades humanas no crescimento do organismo, resultante de fatores inatos, hereditários e maturativos, e ainda de influências ambientais.
Educação - Processo de desenvolvimento das capacidades que são valorizadas pela sociedade ou pelo grupo social a que se pertence. Pode decorrer de modo formal, na escola, ou de modo informal, no quotidiano.
Estatuto - Posição ocupada por uma pessoa num determinado sistema social e ao qual está associado um papel.
Fobia - Medo forte, persistente, irracional e compulsivo.
Grupo - Conjunto de pessoas, mais ou menos estruturado, que se caracteriza por um certo grau de coesão e pela procura de objetivos comuns.
História pessoal - Narrativa organizada pelo indivíduo, que expressa o modo como vê, sente e dá significado às vicissitudes por que passou.
Investigação - Processo sistemático de caráter científico que se destina a encontrar leis ou princípios que regem os fenómenos.
Meio - Conjunto das condições externas ou internas nas quais o organismo vive e se desenvolve; tudo o que rodeia o comportamento; situação em que ele ocorre e seus constituintes: objetos, pessoas, acontecimentos, e a relação de cada um deles com o indivíduo.
Motivação - Conjunto dos processos fisiológicos e psíquicos resonsáveis pelo desencadeamento, pela manutenção e pela finalização de um comportamento.
Pensamento - Designação genérica de uma sequência de atos mentais cuja finalidade é a resolução de problemas, a tomada de decisões, e a representação da realidade.
Processo - Conjunto organizado de acontecimentos, de atividades ou de operações que se desenrolam no tempo de forma complexa e inter-relacionada.
Psicanalista - Profissional que possui uma formação em psicalánise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação de conteúdos inconsciêntes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, abseada nas associações livres e de transferência.
Psicologia - Estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
Psicologia ambiental - Parte da psicologia aplicada que estuda os efeitos produzidos pelo homem sobre o ambiente e vice-versa.
Psicologia aplicada - Ramo da psicologia que se centra no estudo dos conflitos e problemas de tipo práticos, ocupando-se de diversas áreas de atividade, em ligação com outras ciências como a pedagogia ou a linguística.
Psicologia clínica - Área da psicologia que se dedica ao diagnóstico e restabelecimento de pessoas desajustadas ou emocionalmente perturbadas.
Psicologia Criminal / Forense - Ramo da psicologia que trata de analisar racinal e empiricamente o comportamento criminoso. Para isso podem ser usados estudos psicológicos da personalidade, mentais etre outras. A psicologia criminal ou forense explora a variabilidade das condutas criminosas, variáveis preditórias, variáveis causais / funcionais e a correlação entre crimes, criminosos, e as variaveis significativas envolvidas. Também estuda o desenvolvimento do criminoso do ponto de vista psicodinâmico, social e sistémico.
Psicologia desportiva - Área da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e pensamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, exercício e atividade física, independentemente dos seus objetivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da atividade física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Psicologia educacional - Ramo da psicologia que se dedica ao estudo do educando, do educador e dos processos educativos. Elabora e sugere instrumentos e meios psicologicamente adequados para que a educação possa ter melhores resultados.
Psicologia social - Segundo Allport (1935) o "estudo científico de como os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outros". Forma como as pessoas interagem numa relação social.
Psicologia do trabalho e das organizações - Área da psicologia que visa a utilização, conservação e melhoria dos recursos humanos nas empresas e nas variadas organizações. Estuda as pessoas no trabalho, desenvolve e aplica princípios e métodos relativos ao aumento da produção, ao incremento satisfação, ao ajustamento pessoal e ao estreitamento das relações humanas dentro da comunidade do trabalho.
Psicólogo social - Especialista que estuda o modo como as ações, as atitudes, as emoções e os pensamentos individuais são influenciados pelas outras pessoas e como as pessoas se comportam em grupo.
Psicopatologia - Área do saber que estuda as disfunções e as perturbações psicológicas de várias origens.
Psicose - Distúrbio mental grave caracterizado pela desorganização dos processos cognitivos, distúrbios emocionais, desorientação quanto ao tempo, espaço e identidade. Há casos com alucinações e delirios.
Psicoterapia - Forma de tratamento dos distúrbios emocionais que implica uma relação com um profissional na qual se partilha e explora a natureza dos problemas apresentados pelo cliente.
Psiquiatria - Área da medicina que reúne o conhecimento médico do diagnóstico e do tratamento das doenças psiquiátricas.
Reforço - Estímulo agradável que, surgindo em consequência de um comportamento, aumenta a sua ocorrência. O mesmo que recompensa.
Sociedade - Meio humano no qual vivem as pessoas unidas por certas práticas, pela história, e muitas vezes pea mesma língua, e que se caracteriza pelas suas instituições, leis e regras.
Tendências - Disposições internas de um organismo para efetuar determinadas ações ou facilitar a sua execução.